sábado, 28 de novembro de 2015

NOVEMBRO AZUL.





Novembro Azul: prevenção do câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo que mata mais homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença.

Para evitar o aumento desse percentual, foi criada uma campanha similar ao Outubro Rosa, que tem por objetivo combater o câncer de mama entre as mulheres. É o Novembro Azul, celebrado durante o mês mundial de combate ao câncer de próstata. O objetivo do movimento é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos. O Movimento Novembro Azul faz parte da Campanha "Um Toque, Um Drible", que busca promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao especialista e à realização do exame de toque.

Grande parte da população masculina ainda não se conscientizou da importância da detecção precoce do câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É ela que produz 70% do esperma. Quando as células deste órgão começam a ser multiplicar de forma desordenada ocorre o câncer.


A próstata fica, então, mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum de câncer no mundo.


Entre nessa luta contra o câncer de próstata.
Perguntas mais frequentes sobre o câncer de próstata

1. O que é a próstata?
É uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen, logo abaixo da bexiga e à frente do reto. É um órgão muito pequeno, com cerca de 25 a 30 gramas, e que se parece com uma castanha.

2. O que é câncer de próstata?
Ocorre quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. Quando há presença de câncer, a próstata fica mais endurecida e a doença é facilmente descoberta no exame de toque retal.

3. Para detectar o câncer, posso somente fazer o exame de sangue denominado PSA?
Não, o teste de PSA não substitui o toque retal. Os exames se complementam. É preciso vencer o preconceito contra o exame de toque, que é rápido e não provoca dores.

4. Se houver casos de doença na família, corro risco de desenvolver a doença ? - Sim, a história familiar de parentes de primeiro grau com câncer de próstata antes dos 60 anos de idade é um fator importante, podendo aumentar o risco de 2 até 10 vezes em relação à população em geral.

5. O câncer de próstata pode se espalhar para outros órgãos? Sim, se ele for detectado tardiamente, a chance de metástase, ou seja, de se espalhar pelo corpo é grande.

6. A doença pode ser prevenida?
Não, porém manter uma alimentação saudável, não fumar, praticar exercícios físicos e visitar um urologista regularmente ajuda na melhoria da saúde em geral e pode colaborar no diagnóstico precoce deste câncer.

7. Como é o tratamento do câncer de próstata?
Se detectado logo no início, as chances de cura são muito grandes. O procedimento mais usado é a cirurgia radical (convencional, laparoscópica ou robótica) ou com a radioterapia. Mesmo que o câncer esteja em fase avançada também existe tratamento (homonioterapia, quimioterapia, entre outros) que podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida.

O objetivo do Novembro Azul, no entanto, é diagnosticar casos no início, quando as chances de curam beiram 90%.
Fatores de risco:

  Idade (cerca de 62% dos casos são de homens a partir dos 65 anos)
  Histórico familiar
  Raça (maior incidência entre os negros)
  Alimentação inadequada, à base de gordura animal e deficiente em frutas, verduras, legumes e grãos
  Sedentarismo
  Obesidade

Sintomas (só aparecem nos casos avançados):


  Vontade de urinar com urgência
  Dificuldade para urinar
  Levantar-se várias vezes à noite para ir ao banheiro
  Dor óssea
  Queda do estado geral
  Insuficiência renal
  Dores fortes no corpo


 Estudo realizado em parceria com a Bayer com 3.200 homens, com mais de 35 anos, em oito cidades brasileiras (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Curitiba), em julho de 2015. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) é uma associação científica sem fins lucrativos, representativa dos médicos brasileiros especializados em urologia, especialidade clínica e cirúrgica responsável pelo diagnóstico e pelo tratamento das enfermidades do sistema urinário de ambos os sexos e do sistema genital masculino. Realiza campanhas anuais de conscientização do câncer de próstata desde 2004. O urologista é o médico responsável pelo exame da próstata.A SBU congrega cerca de 5 mil profissionais.
MAIS INFORMAÇÕES :

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Urologia
Vithal Comunicação Integrada
Aline Thomaz alinethomaz@vithal.com.br (21)9-9846-1967
Bruna Franco bruna.franco@vithal.com.br (21)9-8764-4838 e (21)9-8556-7840
Márcia Sad atendimento@vithal.com.br (21) 98819-2309







ANUNCIE AQUI 
Fale conosco: tribuna_mineira@hotmail.com / (38) 9 91492851 (Tim - Whatsapp) e VIVO 9 98441112




Produtos de Academia

Nenhum comentário:

Postar um comentário