terça-feira, 7 de março de 2017

COMEMOREMOS O DIA DA MULHER !




Jornalista Leví Lafetá


Dia da Mulher assinala-se, todos os anos, no dia 8 de março. Em 1910, na segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhaga, Clara Zetkin sugeriu que fosse consagrado o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.Essa data tem origem em manifestações russas, que marcaram a revolução de 1917. Porém o primeiro dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de fevereiro de 1909 no Estados Unidos. 

Clara apenas pretendia que fosse seguido o exemplo das mulheres americanas que, em 1908, em Chicago, organizaram o primeiro Dia da Mulher onde 1500 mulheres reivindicaram igualdade política, econômica e social. A partir daí, em 1909, as mulheres socialistas americanas passaram a organizar o Dia da Mulher e a data foi ganhando cada vez mais adeptas.
Ao longo dos anos, o movimento das mulheres, foi crescendo pela Europa, com destaque na Alemanha, na Suécia e na Rússia. A data foi coincidindo com ações de greve, encontros e boicotes até que, segundo a investigação de Renée Coté, nesta data em 1917, acaba por dar origem à Revolução Russa. Eram cerca de nove mil grevistas nas ruas, a maioria mulheres.
Em 1921, na Conferência Internacional das Mulheres Comunistas, uma búlgara propõe a data de 8 de março como Dia Internacional de Mulher. A partir de 1922, este dia é celebrado oficialmente a 8 de março.
Apenas foi decretado em 1975, pelas Nações Unidas. E só em 1979 foi aprovada pela Convenção das Nações Unidas, a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres.
Por tudo isto, não faltam razões para comemorar este dia. Se lhe faltam ideias, vejas as nossas.

8 SUGESTÕES PARA COMEMORAR O DIA DA MULHER

1. Celebre as mulheres da sua vida reunindo-as num almoço ou jantar. A sua mãe, avó, tias, primas, irmãs, sogra, cunhadas mas também as suas amigas, aquela professora que a inspirou ou aquela mulher que está a fazer a diferença na sua terra. Porque não fazer disto uma acontecimento aberto à comunidade?
2. Aproveite o próximo Dia da Mulher para estar mais atenta às mulheres que a rodeiam. Pode formar um grupo de apoio aos sem-abrigo da sua cidade, tornar-se voluntária em associações como a APAV, a Ajuda de Berço ou a Corações com Coroa.
3. Inicie uma campanha para angariar roupa, calçado, produtos de higiene, livros e dinheiro para apoiar meninas em risco. Dentro e fora do país há meninas que querem estudar e não podem. Apoiar uma menina é apoiar todas as mulheres.
4. Reserve o Dia da Mulher para visitar mulheres e meninas institucionalizadas, seja em lares da terceira idade, orfanatos, reformatórios ou hospitais. Leve um livro, a sua experiência e o seu carinho. Torne essa visita um hábito, aderindo ao voluntariado.
5. Este também pode ser um dia de massagens, cabeleireiro e mimos. Se é o que precisa depois de um ano inteiro a dar-se aos outros, faça-o. Mas não vá sozinha. Ofereça esse mimo a outra mulher ou menina que precisa tanto ou mais desse cuidado.
6. Vá ao cinema ou veja um filme em casa, daqueles que celebram os feitos de mulheres corajosas e que ficaram para a história. Deixe-se inspirar e contagiar por personalidades que marcam a diferença.
7. Faça uma sessão fotográfica. Não anda há tanto tempo a pensar nisso? Aproveite este dia e faça uma reportagem fotográfica que celebre a sua vida, a sua imagem, que a faça sentir-se bonita e que fique como uma excelente recordação.
8. Ofereça flores. Sim, pode ser o mais comum neste dia, mas se gosta de receber uma flor, ofereça também às mulheres mais importantes da sua vida, ou mesmo a algumas que, não conhecendo pessoalmente, admira pelo trabalho, perseverança ou atitude.
Tenha um Dia da Mulher intenso, celebrando aquilo que tanto custou a conquistar por outras mulheres no passado.
Fonte: sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário