quinta-feira, 20 de abril de 2017

NO SUPERMERCADO MAZIM DOCE,COMPRE CAFÉ MOÍDO NA HORA.


     Esta é a máquina de moer café que você     vai encontrar no Supermercado Mazim Doce.










Pesquisa 

Um café preparado num Coador de Pano tem o seu charme e magia. E é nele que se faz um clássico e bom Cafezinho (veja que grafei a inicial com maiúscula porque é o nome de um Método).
O passo a passo, que muitas venerandas senhoras do interior ainda executam é bem simples: uma água de boa fonte, grãos de muito boa qualidade (isso é sempre muito importante!) moídos recentemente e um Coador de Pano.
Quando a água estiver a ferver, despeje o café moído finamente e mexa até ficar bem misturado.
Apague o fogo. Despeje a água com o pó no coador de pano, que deve ter um bule abaixo.
O aroma do café vai se esparramar generosamente pelo ambiente enquanto um quente Cafezinho preenche o bule.
O maior tempo de contato do pó de café, moído mais fino, com a água fará uma extração maior da Cafeína, daí o sabor previsivelmente amargo que se assemelha ao do jiló. Lembre-se: esse é um amargor aceitável e esperado.
A trama do coador de pano não é tão fechada quanto um terno de lã Super 120, por isso um pouco do óleo acaba passando para a bebida.
Outro detalhe: o tradicional Cafezinho é feito numa concentração considerada alta, algo como 10% de massa ou as famosas 5 colheres de sopa (cheias) para um litro de água. No entanto, nada impede que você possa fazer um pouco menos concentrado (que tal experimentar com 4 colheres de sopa?), deixando a bebida menos parruda e, portanto, mais elegante, ficando mais fácil perceber todos os sabores.
Garanto que a experiência de beber esse Cafezinho sempre será deliciosa!
E a cada gole você compreenderá que é preconceito bobo não apreciar um café preparado dessa forma…



É IMPORTANTE MOER CAFÉ NA HORA?

Se você não moer o seu café imediatamente antes da extração você jamais irá experimentar todo o potencial que o café tem para lhe oferecer. Foi a afirmação feita por Oliver Strand, autor da coluna Ristretto, que fala sobre café, do New York Times.
A explicação para essa sentença é bastante simples: os compostos de aroma e sabor do café são extremamente voláteis, isso é, evapora com grande facilidade em temperatura ambiente. Quando o grão de café está inteiro sua casca funciona com uma cápsula armazenadora que retém todos esses compostos. Após a moagem, ou seja, a trituração do grão, essa cápsula é rompida e seu aroma é imediatamente liberado (é por isso que sentimos aquele cheirinho inebriante!) em um processo contínuo que deixa o café moído com aroma e sabor cada vez menos intenso. Além disso, a maioria desses compostos são sensíveis ao oxigênio e, por terem sua superfície de contato com o ar aumentada após a moagem, são rapidamente oxidadas perdendo suas características positivas.
Segundo Oliver Strand bastam 10 minutos após a moagem para que o café perca quantidade considerável de seu aroma e sabor. Contudo, há um linha menos radical (e, na minha opinião, menos exigente também) que afirma que o café permanece bom para o consumo até alguns dias após ser moído!
Portanto, para ter nas mãos uma xícara de café com aroma fresco e intenso e rica em sabores, não negocie quanto a moagem fresca do café. Você não compraria um vidro de perfume pela metade não é mesmo?! Por que então comprar um pacote cheio de pó, mas que irá lhe oferecer apenas uma pequena parte do sabor e aroma originais?!
                                                     /////////////////////////////


Nenhum comentário:

Postar um comentário