terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

O CÃO DE GUARDA, O GUARDA E O VEREADOR.






Eu morava numa cidade do interior do Brasil e tinha um único vizinho. Ele havia comprado uma boa área e construiu um bela casa. Uma mansão. Logo que passei a ser o seu vizinho, quem protegia a mansão era um cão da raça pastor alemão. Um belo dia estávamos conversando e ele me disse que tinha toda confiança no pastor. Os anos se passaram e eis que o pastor não deu conta do recado e a cidade toda tomou conhecimento de que a cão havia sido convencido por alguns assaltantes a comer uma bela carne e o assalto foi consumado. Disse,então que não acreditava mais em cães como protetores de seu patrimônio.  

Fiz uma pequena viagem e ao retornar vi no portão do vizinho vários guardas de segurança, claro, tomando conta da propriedade. O dia do seu aniversário do vizinho chegou e fui um dos convidados para a grande festa. Muita comida e bebida. Todos aproveitavam e eis que vejo os seguranças fazendo rodizio apanhando comida e bebida e levando a um canto do quintal. 

Ora, pensei, os seguranças estão se embriagando e porque não estão fazendo a ronda de quase um quarteirão! Em certo momento, me aproximei do vizinho e notei que ele,também, se divertia muito. Ora bolas, não seria eu que iria "caguetar" o que faziam os supostos protetores do seu patrimônio. 
No dia seguinte, ouvia-se o vizinho gritando e xingando "meio mundo": " Levaram grande parte do que tenho ". Sim, enquanto os guardas bebericavam, mais um assaltante estava arrobando a casa sem que ninguém percebesse por causa da música alta e dos alaridos. Os seguranças,até nesta data, não foram para a cadeia.Os processos ganharam a prescrição e eles continuam fazendo segurança em outras mansões.  


E com bastante decepção, o vizinho se viu obrigado a vender a mansão. Mas.volta e meia, ele passava na minha singela casa e o papo ia até altas horas da noite. Entretanto, não entendia a razão de tanta atenção para com a minha pessoa. E foi quando resolvi perguntar para matar a minha curiosidade: " Arnaldo, quais são seus planos daqui pra frente? " Ora, Tãozinho, você não percebeu? - Eu estou visitando todos com quem tenho liberdade e avisar que sou candidato a Vereador. Afinal, eu aprendi com o pastor e com os guardas de segurança. Não entendi e pedi maiores explicações. Então, ele me disse, o meu patrimônio é igual ao nosso município. Muitos procuram se eleger para tirar uma casquinha e nada lhes acontece. O pastor foi parar numa casa de proteção ao animal e os guardas não cumpriram nem um dia de pena. E eu fui obrigado a ficar sem o meu patrimônio porque não tinha proteção. Assim sendo, eu quero ser vereador para não deixar que acabem com o que ainda restou do nosso município. Afinal, ser vereador é fiscalizar o prefeito para que as verbas públicas não sejam desviadas em prejuízo da população". E não é que ele tinha razão!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário